quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Os escritores e suas idiossincrasias – II





Mais algumas manias interessantes de escritores famosos.

Montaigne só conseguia escrever no recolhimento da torre do seu castelo de família. Por sua vez, Balzac vestia uma confortável túnica branca e trabalhava entre 16 a 18 horas seguidas, à base de litros de café.

O poeta Pablo Neruda tinha a mania de escrever somente com caneta de tinta verde.

Moacyr Scliar dizia que em termos de escrever, o seu método, ou mania, ou superstição consistia em não ter método, ou mania, ou superstição.

Conta-se que Clarice Lispector fumava uns cigarros, fazia café e escrevia com a máquina no colo e os filhos em volta. Jorge Luis Borges registrava seus sonhos e os usava na escrita.

O escritor norte-americano Philip Roth vive só e escreve quando vem a inspiração ou quando tem insônia.

Autor de Canalha!, Fabrício Carpinejar, relata: “Não consigo escrever sem camisa. É como desrespeitar a imaginação. E na hora de algum bloqueio, faço faxina da grossa, com detergente e enceradeira. Volto cansado ao computador, sem vontade de mentir”.

Marçal Aquino, autor de Eu receberia as piores notícias de seus lindos lábios, diz: “Escrevo literatura exclusivamente a mão, em cadernos tipo universitário, com caneta macia. Gosto da frase do Kureishi: ‘Escrevo com pau duro e caneta de ponta mole, e não o contrário’”.

João Silvério Trevisan diz que para escrever Ana em Veneza jogou búzios, I Ching e fez mapa solar dos personagens (figuras reais).

Bruna Beber, autora de Balés, só tem uma restrição: sem humanos por perto. Mas bicho pode.

Vocês devem estar pensando para que serve tudo isso. Bom, como dizia a escritora Dorothy Parker: a cura para o tédio é a curiosidade. E não há cura para a curiosidade.

Até a próxima.

Veja a primeira parte desta lista em: Os escritores e suas idiossicrasias - I

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...