quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Abandonar livros sem culpa

Eu tinha o costume de ler um livro até o final, mesmo que não estivesse gostando. Se parava um livro pela metade, ficava com uma sensação de culpa sem fim até voltar e terminar de ler.

Até que vi um texto no site da revista Entrelivros que me apavorou.
Preparem-se.

Nos 10 mandamentos do leitor, havia estes dados assustadores:

  • Se puder ler um livro por mês, dos 16 aos 75 anos, terá lido 720 livros.
  • Se, no mês das férias, em vez de um, puder ler quatro, chegará aos 900.
  • Com dois por mês, serão 1.440.
  • À razão de um por semana, alcançará 3.120.
  • Com a média ideal de três por semana, serão 9.360. Serão apenas 9.360.

Sabendo que a maioria de nós não consegue ler três livros por semana (e, provavelmente, nem um por semana), ficamos com uma média muito baixa!

Com o trabalho, a correria e aquelas horas todas gastas com o sono, acho difícil que eu chegue à média de um por mês. Ou seja, nem ao menos 720 livros em uma vida!

Vocês realmente acham que, agora, quando eu não gosto de um livro, eu perco o tempo de ler até o fim?

Assustei todo mundo ou não? :)

4 comentários:

Cristina Casagrande disse...

Hahaha, Babi...Acho que nem que tivéssemos cem vidas e fôssemos pagas para ler 8 horas por dia conseguiríamos ler todos os livros BONS. Não percamos tempo com literatura desinteressante (o mesmo diria para filmes)...A menos que seja para relaxar, o que é de imensa valia! :)

Peri disse...

Droga! Vou parar de ler "1001 livros para ler antes de morrer" então! =)
Mas, e os clássicos? Mesmo quando não estamos gostando, devemos ir até o fim?

Cristina Casagrande disse...

Os clássicos muito clássicos eu acho que até vale, tipo Dom Quixote, rs.
Mas acho que tb depende muito da sua linha de estudo/trabalho. Se vc for mais para poesia ou literatura fantástica ou suspense etc., dedique-se aos clássicos do seu nicho...Eu iria por aí!

Chris Menezes disse...

Ainda bem que comecei a ler bem antes dos 16 anos, mas, em contrapartida, não sei se viverei até os 75.

De todo modo, com base em minha experiência de leitora, percebi que sacralizava a leitura completa de um livro quando era muito jovem. Isso com a idade vai mudando, temos muito menos tempo.

Ainda hoje, procuro ler até o final, com a diferença de que a seleção é bem mais diligente, o que a torna muito mais acertada.

Também penso que é necessário alguma maturidade para ler certos textos, caso contrário, pode-se abandonar uma obra que faz toda a diferença. Por exemplo, Saramago, escritor notável. Se você ultrapassar as 30 páginas iniciais de qualquer livro dele que cair em sua mãos , não largará o resto da obra desse autor nunca mais.

A escolha de livros que exigem cada vez mais do leitor, vai lapidando seu entendimento e repertório.

Ou seja, há casos em que se deve perseverar.

bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...