
“A Terceira Guerra Mundial eu não sei como será, mas a Quarta será lutada com paus e pedras”
Albert Einsten
Muito já foi escrito sobre as Guerras Mundiais, entretanto, há 2 anos, um livro peculiar cruzou o meu caminho... ele falava sobre a Terceira Guerra Mundial!
Já sei, alguns dirão: “ficção científica? Não, obrigado.” A primeira coisa que vem à mente são robôs, raios laiser, naves espaciais... tudo isso acontecendo em um futuro distante.
Porém, o livro em questão narra não uma guerra futurista, mas sim um conflito que teria acontecido no ano de 1985, com as tecnologias da época. A história conta como seria se a Guerra Fria tivesse esquentado de vez. Essa ficção apocalíptica seria apenas mais um livro se não fosse por um “detalhe”: ela foi escrita por oficiais-generais e conselheiros da OTAN, as pessoas responsáveis pelo planejamento e comando dos exércitos ocidentais caso a guerra tivesse realmente acontecido. Esse fato modifica completamente a visão do leitor e faz com que o livro ganhe em emoção, porque ganha em verossimilhança.
O estilo de escrita simula um relatório militar, o que faz com que a história pareça ainda mais real.
A Terceira Guerra Mundial – Agosto de 1985, assinado pelo General Sir John Hackett e escrito em 1979, é um livro que resgata em nós um medo antigo, que achávamos que havia sido enterrado com a Queda do Muro de Berlim, mas que, no fundo, sabemos que é só questão de tempo.
Tic-tac, tic-tac...

P.S.: As imagens usadas neste post foram retiradas do clipe do Pearl Jam "Do The Evolution". Para quem quiser dar uma conferida, segue o vídeo:
2 comentários:
Boa indicação. Gostei muito do blog, parabéns à equipe!
Obrigado, Rafael!
Fico muito feliz em saber que você gostou.
Abraços!
Postar um comentário