quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Ziraldo completa 80 anos. Parabéns!


Filho de Zizinha com Geraldo (daí o nome Ziraldo), Ziraldo Alves Pinto era apaixonado por histórias em quadrinhos desde criança. Formou-se em direito em 1957, mesmo ano em que começou a publicar suas ilustrações na revista "A Cigarra".

Longe dos tribunais, o advogado marcou publicações como "O Cruzeiro" e o Jornal do Brasil, inserindo no cotidiano dos leitores uma série de personagens populares, caso de Jeremias, o Bom, a Supermãe e o Mineirinho.

Nos anos 1960, publicou "A Turma do Pererê", primeiro gibi brasileiro do gênero feito por um só autor. A revista, que tinha como personagem principal o próprio Saci Pererê, encerrou suas atividades em 1964, com a tomada do poder pelos militares.

O ano de 1969 foi crucial na carreira de Ziraldo. O cartunista tomou gosto pelo jornalismo e ajudou a criar "O Pasquim", jornal crítico ao regime militar do qual participaram nomes como Millôr Fernandes , Jaguar, Henfil, Paulo Francis e Ivan Lessa.

Ao mesmo tempo, lançou seu primeiro livro infantil, o premiado "Flicts". A história, que retrata uma cor que não encontrava seu lugar no mundo, foi elogiada até pelo astronauta norte-americano Neil Armstrong, que após ler o livro escreveu para o autor "the moon is Flicts" ("A lua é Flicts", em português).

Seu maior sucesso editorial, "O Menino Maluquinho", foi lançado em 1980. Ganhadora do prêmio Jabuti, a história foi adaptada para teatro, cinema e até ópera, com uma versão feita pelo maestro Ernani Aguiar.
Posteriormente, o personagem ganhou uma série de histórias em quadrinhos.

Irreverente, Ziraldo lançou em 1999 a revista "Bundas", uma sátira da revista "Caras", e posteriormente "O Pasquim 21", jornal semanal que fez alusão ao histórico "O Pasquim".

Ainda na ativa, o cartunista segue com trabalhos nas áreas de ilustração, literatura infantil, charges e histórias em quadrinhos.

Do Último Segundo

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...