terça-feira, 16 de abril de 2013

Anunciados os vencedores do prêmio Pulitzer 2013

'The New York Times' conquista quatro prêmios na 97ª edição do Pulitzer.
Lista de vencedores da renomada premiação foi anunciada em Nova York.

A Universidade de Columbia, de Nova York, anunciou nesta segunda-feira (15) os vencedores da 97ª edição do prêmio Pulitzer, criado em 1917 e que contempla as melhores reportagens e fotografias publicadas por jornais nos Estados Unidos.

O jornal "New York Times" foi o maior vencedor deste, conquistando quatro quatro prêmios. A publicação nova-iorquina venceu, entre outros, o prêmio de melhor reportagem investigativa por uma série de artigos sobre denúncias de corrupção praticadas pela companhia Wall-Mart no México, segundo anunciaram nesta segunda-feira os organizadores.

O "The New York Times" também foi o vencedor na categoria de "Melhor Reportagem Explicativa" por sua investigação sobre as práticas da Apple e outras empresas do setor que ilustram o lado mais escuro da transformação econômica global para os trabalhadores e consumidores.

O prêmio de "Melhor Cobertura Internacional" foi para o jornalista da mesma empresa David Barboza, por sua exposição da corrupção "no mais alto nível" no Governo chinês, que afetou os parentes do primeiro-ministro.

O 'NYT' também levou o prêmio de "Melhor Crônica" pelo trabalho de John Branch sobre a morte de vários esquiadores durante uma avalanche e os motivos científicos que explicam esse tipo de desastre natural.

O fotógrafo independente Javier Manzano, nascido no México e de nacionalidade americana, recebeu o prêmio de "Melhor fotografia" por uma imagem distribuída pela agência AFP, de dois soldados rebeldes sírios, na cidade de Aleppo, entrincheirados em suas posições, enquanto a luz do dia passava pelos buracos de bala deixados em um muro de metal.

Fotografia de dois rebeldes sírios que rendeu o Pulitzer ao fotógrafo da AFP, Javier Manzano, feita 18 de outubro de 2012 (Foto: Javier Manzano/AFP)


Os organizadores dos prêmios Pulitzer anunciaram também que o jornal "Star Tribune", de Mineápolis, obteve neste ano dois reconhecimentos, um de "Melhor cobertura local" e outro de "Melhor vinheta".

O prêmio de "Melhor Informação de Serviço Público" foi para o jornal "Sun Sentinel", o prêmio de "Melhor Notícia de Última Hora" foi para o "The Denver Post", e o prêmio de "Melhor Cobertura Nacional" foi para três jornalistas do portal "InsideClimate News".

O jornal "The Wall Street Journal" conquistou o prêmio de "Melhor Colunista" para Bret Stephens, enquanto o diário "The Washington Post" levou o prêmio de "Melhor Crítica" para seu especialista Philip Kennicott.

Além disso, a Universidade de Columbia anunciou que o prêmio de "Melhor cobertura gráfica informativa" foi para uma equipe de cinco fotojornalistas da agência Associated Press que foi enviado à guerra na Síria.

Entre os agraciados nessa categoria se encontram o fotógrafo espanhol Manu Brabo, o mexicano Narciso Contreras e o argentino Rodrigo Abd, além de seus companheiros Khalil Hamra e Mohammed Muheisen.

Do G1

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...