terça-feira, 27 de setembro de 2011

Antes das torres

Começarei este post com uma palavra em caixa-alta: PULITZER.



Dentre todos os prêmios que existem por aí, o Pulitzer, o Nobel de Literatura e a Palma de Ouro (Cannes) ainda são faróis em que eu confio e pelos quais me guio para pegar indicações de livros e de filmes. Trago neste primeiro post a indicação de um dos livros mais fantásticos que eu já li de não ficção, trata-se de O vulto das torres, de Lawrence Wright, ganhador do Pulitzer em 2007.



A maioria das pessoas conhece a Al-Qaeda do 11/09 para cá, mas desconhece o que houve antes disso. Desconhece Sayyid Qutb, a Irmandade Muçulmana, a responsabilidade da CIA no atentado, o papel do Egito e da Arábia Saudita nisso tudo... O livro é muito bem escrito e traz fatos que são dignos dos melhores thrillers de espionagem, como o caso do ex-major egípcio Ali Abdelsoud Mohammed. Inteligente, bem treinado e falando quatro idiomas, ele tornou-se um agente da Al-Qaeda e conseguiu se infiltrar no exército americano, roubou mapas e apostilas de treinamento e, com eles, produziu um manual para treinar os militantes da organização de Bin Laden. Ou o caso dos garotos egípcios, filhos de dirigentes da Al-Jihad, que foram chantageados e obrigados a plantar escutas e bombas na casa dos pais. Guerras subterrâneas geralmente são as mais sujas.



Bem, voltarei a falar desse livro, mas, por ora, deixarei apenas a indicação de leitura.



Ps: Chris, acho que eu sou um escritor de chapéu, rsrs!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...