terça-feira, 26 de março de 2013

Feira de Bolonha: Autora argentina Isol venceu prêmio ALMA

A escritora e ilustradora argentina Marisol Misenta, que assina como Isol, venceu o prémio sueco Astrid Lindgren Memorial Award (ALMA), hoje anunciado, e para o qual estavam nomeados o autor António Torrado e a editora Planeta Tangerina.

Isol, nascida em Buenos Aires, em 1972, receberá assim mais de 500 mil euros de um prémio criado em memória da escritora Astrid Lindgren, com o objetivo de distinguir autores e ilustradores para a infância e juventude ou organismos que promovam a leitura.

Para o júri, que anunciou o vencedor em simultâneo em Vimmerby (Suécia) e na Feira do Livro Infantil de Bolonha (Itália), Isol cria álbuns para a infância pela perspetiva da criança, com ilustrações que "vibram de energia e emoções explosivas".

Conhecida também por cantar e compor, no grupo Sima, Isol tem cerca de duas dezenas de livros publicados, metade dos quais assinando texto e ilustração, que, no entender do júri, apresentam "soluções pictóricas inovadoras" e "testam os limites do álbum ilustrado", abordando "o lado mais negro da existência, com humor e ligeireza".

"Isol coloca-se do lado das crianças, observa o mundo através dos seus olhos e revela as coisas absurdas do mundo dos adultos", justificou o júri.

O trabalho de Isol, que conta com a colaboração do poeta argentino Jorge Luján, está publicado em cerca de 20 países.

Ilustração do livro "La bella Griselda". Site da autora.


O prémio ALMA, criado em 2003 pelo Governo da Suécia, e considerado um dos mais importantes da literatura para a infância juventude (a par do prémio Hans Christian Andersen), será entregue a Isol, a 27 de maio.

Em anos anteriores, o galardão foi atribuído, por exemplo, ao Banco do Livro da Venezuela, aos escritores Maurice Sendak, Philip Pullman e Shaun Tan, todos com obra editada em Portugal, e à ilustradora Kitty Crowther.

Este ano, entre os nomeados estavam o escritor António Torrado e, pela segunda vez consecutiva, a editora Planeta Tangerina.

A escritora Astrid Lindgren, que morreu em 2002, foi autora, por exemplo, das histórias protagonizadas pela personagem "Pipi das meias altas".

Fonte: Diário de Notícias
Por Lusa, texto publicado por Sofia Fonseca

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...