quarta-feira, 13 de junho de 2012

Programação do Bloomsday em São Paulo

Uma celebração “italiana” do Bloomsday em São Paulo

Em 2012, o Bloomsday paulistano – evento que celebra anualmente a obra do célebre escritor irlandês James Joyce – criado em 1988 por Haroldo de Campos e organizado, hoje, por Marcelo Tápia e Ivan de Campos – chega à sua 25ª edição, com uma programação especial que incluirá dois dias de atividades: um na Casa Guilherme de Almeida e outro no Finnegan´s Pub, onde tem sido realizada, desde a criação do evento, uma comemoração lítero-musical baseada na obra de Joyce.

A edição deste ano focalizará especialmente – em comemoração ao Momento Itália-Brasil – a produção de Joyce durante sua estada nas cidades italianas de Pola, Trieste (ambas pertenciam à Áustria, na época) e Roma, locais em que concebeu e escreveu parte dos contos de "Dubliners", do incompleto "Stephen Hero" (que originaria o "Retrato do artista quando jovem") e de sua obra-prima, o romance "Ulysses". O evento incluirá, em seu programa, referências a tais obras, assim como à experiência literária por ele realizada durante o período em que viveu em Trieste, "Giacomo Joyce", dedicada a uma “tentativa de educação sentimental de uma jovem italiana” (no dizer de Richard Elmann); publicada apenas postumamente, a obra será uma das referências centrais para o Bloomsday 2012.


Programação na Casa Guilherme de Almeida

SEXTA-FEIRA
15 de junho

18h: Palestra - Italo Svevo e Leopold Bloom: a construção do personagem de "Uysses"
Por Maria Teresa Quirino.
A estudiosa da obra joyciana Maria Teresa Quirino comenta a concepção do personagem central de "Uysses", Leopold Bloom, a partir do escritor italiano Italo Svevo, aluno e amigo de James Joyce.

18h45: Mesa-redonda - Joyce ensaísta, em português
O livro recém-editado "De santos e sábios", coletânea de ensaios de James Joyce apresentados pela primeira vez em língua portuguesa – e que contêm referências à vivência do autor na Itália –, será tema de um debate com os tradutores Dirce Waltrick (Florianópolis), Sergio Medeiros (Florianópolis) e Caetano Galindo (Curitiba).

20h: Novas traduções: uma apresentação de "Ulysses" e "Stephen Hero" por seus tradutores
Caetano Galindo, autor da nova tradução de "Ulysses", e José Roberto O’Shea, tradutor de "Stephen Hero" (ainda não disponível ao público) e "Dubliners" (cuja segunda edição, que acaba de sair, traz uma "nova tradução" do livro, segundo O’Shea) compõem esta mesa, que pretende apresentar os pontos de vista de cada tradutor e os procedimentos utilizados ao verterem para o português as obras de James Joyce. Na ocasião, haverá sessão de autógrafos de "Ulysses" (Companhia das Letras, 2012), e de "Dublinenses" (Hedra, 2012), pelos respectivos tradutores.
Após as apresentações, haverá degustação de Jameson Irish Whiskey, um dos apoiadores do evento.

SÁBADO
16 de junho

16h30: Encontro Peripatético Especial - Ulisses Molly Bloom – dançando para adiar
Por Lígia Helena e Paulo Gircys.
No dia 16 de junho (o “Dia de Bloom” propriamente dito, pois toda a narrativa do romance "Ulysses", do qual Bloom é personagem central, passa-se nesse dia, no ano de 1904), a atividade se iniciará com breve apresentação dos atores do espetáculo "Ulisses Molly Bloom – dançando para adiar". Em seguida, os participantes acompanharão os atores em trajeto até o Finnegan´s Pub, durante o qual ocorrerão paradas para representação de outros trechos do espetáculo. Na chegada ao bar, os atores ainda farão uma intervenção, que servirá de preâmbulo ao programa especificado a seguir.


Programação no Finnegan´s Pub

(Rua Cristiano Viana, 358)
Coordenação do programa: Marcelo Tápia e Ivan de Campos. Colaboração: Maria Teresa Quirino.

18h: Degustação de Jameson Irish Whiskey, com palestra do embaixador da marca no Brasil, Bruno Meirelles.

18h30: Programa
1. Abertura, por Marcelo Tápia e pelo Grupo Irish Dreams, de música irlandesa tradicional.
2. "Giacomo Joyce": leitura dramatizada de trechos do livro (em tradução de Paulo Leminski), pelo ator Marcos Reis, seguida de leitura dos poemas "A flower given to my daughter" e "Tutto è sciolto", em inglês (por Francesca Cricelli) e na tradução de Marcelo Tápia, pelo tradutor.
3. Leitura do original, da tradução em português (de Caetano Galindo, pelo tradutor) e da tradução ao italiano (de Giulio de Angelis, por Aurora Bernardini e Francesca Cricelli) de fragmentos do episódio "Lestrigões", de "Ulysses", que apresenta uma caracterização do personagem Bloom, abordado em suas relações com Svevo.
4. Apresentação de canções italianas mencionadas por Joyce em sua obra, por Marcelo Tápia e músicos convidados. Breve comentário sobre as canções, por Maria Tereza Quirino.
5. Leitura de fragmento de "Stephen Herói", na tradução de José Roberto O’Shea, pelo tradutor.
6. Evocação de Raul Pompeia: a sincronicidade de "O Ateneu" com "Retrato do artista quando jovem", de Joyce, por Ivan de Campos.
7. Dramatização, em português, de fragmento do episódio "Ciclope", de "Ulysses", por Paulo Gyrcis e Marcos Reis.
8. Apresentação da canção "Song to the Siren", de Tim Buckley, por Yun Jung Im.
9. O "sex appeal vegetal" em Joyce: música portuguesa no "Ulysses" e alhures, por Sérgio Medeiros, Dirce W. do Amarante e Caetano Galindo.
10. Leitura de fragmentos do monólogo de Molly Bloom, de "Ulysses" (nas traduções de Caetano Galindo e de Haroldo de Campos), pelas atrizes Liz Reis, Lígia Helena e Letícia Tomazella.
11. Leitura de fragmento de "Finnegans wake", de Joyce, em diversos idiomas, por Eric Drummond de Camargo, Donny Correia e convidados.
12. Apresentações musicais, por Cid Campos e Edvaldo Santana.
13. Encerramento: música para cítara, por Alberto Marsicano, acompanhada de leitura de fragmentos de "Ulysses", por John Milton.

Como em anos anteriores, será oferecida aos presentes uma edição comemorativa do Bloomsday 2012, publicada pela Casa Guilherme de Almeida.
Na ocasião, será feito o pré-lançamento do livro "Stephen Herói", na tradução de José Roberto O’Shea, publicado pela Editora Hedra, que sorteará dez exemplares da obra entre os presentes.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...