sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Cinquenta tons de cinza e o sucesso avassalador

É difícil ignorar um best-seller. Por mais que não se encaixe no que gostamos de ler. Por mais que desprezemos o enredo, o estilo... Se vende tão bem, ficamos intrigados.

Assim é Cinquenta tons de cinza, lançado esta semana no Brasil pela Intrínseca.

E já em primeiro lugar na nossa lista de mais vendidos.

E isso não é tudo. O livro, da escritora inglesa E. L. James, desbancou Harry Potter como o livro mais vendido de todos os tempos no site amazon.co.uk.

Cinquenta tons de cinza é um romance erótico que conta o encontro entre a estudante universitária Anastasia Steele e o jovem empresário Christian Grey. Anastasia é ingênua, atrapalhada, inexperiente e tem baixa autoestima. É virgem e nunca chegou nem a se masturbar. Grey é rico, poderoso, lindo e controlador. Tem um gosto especial por joguinhos sexuais em um quarto de paredes vermelhas e objetos para a prática de sadomasoquismo. Faz Anastasia assinar um contrato dando a ele todo o controle sobre ela.

O livro tem como grande atrativo as cenas de sexo detalhadamente descritas. Em diversas avaliações que li pela internet, a grande crítica é a quantidade de clichês e o pouco valor artístico da obra. Pelo que pude ler, do primeiro capítulo, sou obrigada a concordar. Particularmente, tenho total aversão aos romances em que o mocinho é perfeito e a mocinha é desengonçada e tem pouca confiança em si mesma (hello, Bridget Jones!).

E esse é assim. E. L. James ficou conhecida quando escrevia fanfictions do livro Crepúsculo. Suas histórias já faziam sucesso na internet antes mesmo de uma editora entrar em contato com ela. Mais um interessante exemplo de como a internet tem ajudado a divulgar novos autores. E pano pra manga nas discussões sobre o futuro do papel das editoras.

Como todo bom best-seller, Cinquenta tons de cinza logo vai virar filme. Especulam até que Angelina Jolie fará parte do elenco. E Emma Watson, de Harry Potter.

Para quem ficou curioso, é possível ler o primeiro capítulo do livro gratuitamente on-line, aqui.

Agora, para quem quiser dar muita risada, o vídeo do Marcelinho lendo um trecho bastante erótico do Cinquenta tons de cinza. Eu ri litros:

4 comentários:

Cristina Casagrande disse...

Nossa, Babs, eu estava pensando "mas quanto clichê pra vender tanto assim" bem quando você falou que era cheio de clichês. Hahahaha.

Acho que as pessoas têm lido mais e isso é bom, mas acho que é preciso ficar esperto que nem sempre bestseller é qualidade.

Adoro a Emma ela é tão linda e digna...rs. Talvez - eu disse talvez - eu veja o filme.:)

Cristina Casagrande disse...

Que fofo e engraçado o vídeo...O melhor é a respiração "ahhhhh", kkkkkk.

Meninos não sabem o que é cos porque nunca precisam acertar as calças jeans na costureira...hehehe.

Camila Cat disse...

Meninas, para mim, a melhor leitura e interpretação do livro e da leitora de "50 tons" ainda são de Felipe Neto!
http://www.youtube.com/watch?v=cbPOnKzQIj0

Bárbara Menezes disse...

Esse vídeo do Felipe neto é ótimo! Concordo com tudo, hahahahaha.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...