quinta-feira, 5 de setembro de 2013

O novo longa de Alê Abreu: "O menino e o mundo"


Em 2010, o CineSesc, localizado na Rua Augusta em São Paulo, estava com suas paredes tomadas pelas belas ilustrações do artista Alê Abreu. No mesmo ano, foi anunciado que aquelas imagens fariam parte do próximo longa de sua produtora Filme de Papel. O título, a princípio, seria "Cuca no jardim", que, no ano seguinte, seria substituído por "O menino e o mundo".



Selecionado para a competitiva de Ottawa, no Canadá, e para o Festival do Rio de Janeiro, o longa conta a história de um menino que vê o pai partir em um trem para a cidade em busca de trabalho para nunca mais voltar. Cuca, então, resolve partir em busca dele. A narrativa explora momento lúdicos e soluções criativas do menino, ao mesmo tempo em que permite que Cuca entre em contato com a realidade social e política do país. A exploração do social deu-se nessa obra belíssima, de modo único e pelo olhar de uma criança.



Os traços simples e as animações são harmoniosamente associadas à diferentes técnicas de desenho como giz de cera, colagens e pintura aquarela que mostram com detalhes os ambientes e com cores os movimentos. Os 80 minutos de duração sem diálogos terão, para fechar essa composição com maestria, uma trilha sonora especial que ditará os sons e os ruídos, além da música tema do longa "Aos olhos de uma criança", de Emicida, Ruben Feffer e Gutavo Kurlat.



O lançamento está marcado para 2014, mas já disse mil vezes para Alê Abreu que não aguento mais esperar! Se vocês se interessaram, podem acompanhar todo o processo de produção pela página do longa no facebook.  

E, se gostaram dos traços do artista, indico alguns livros como Rei do Manacá, da Editora Jujuba, A maldição da moleira, escrito por Índigo, inicialmente publicado pela Girafinha e atualmente reeditado pela Editora Moderna, O menino que perdeu a sombra, Editora Positivo, e A pequena ditadora, da Galerinha Record.

Teaser lançado em julho de 2013:


Teaser lançado em dezembro de 2011 o título "Cuca no Jardim":

Ficha técnica
Título: O menino e o mundo
Roteiro: Alê Abreu
Música: Ruben Feffer e Gustavo Kurlat
Produção: Filme de Papel
Distribuição: Espaço Filmes
Segundo longa-metragem da Filme de Papel, dirigido por Alê Abreu (Garoto Cósmico, 2008). Participações especiais de Emicida, Naná Vasconcelos, Barbatuques e GEM- Grupo Experimental de Música.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...